Porque a cada dia mais pessoas se interessam pelo minimalismo?

agosto 15, 2017

Vocês também notaram que o minimalismo é um assunto que está super em alta? Como gosto de observar e buscar motivos para muitos dos comportamentos em sociedade, (afinal nada acontece por acaso) passei alguns dias observando como os grupos e comunidades sobre o assunto cresceram no Brasil, sem contar que esse estilo de vida está sendo mencionado por digital influencers e também foi pauta no programa Encontro com Fátima Bernardes da Globo.

Mas afinal, porque o minimalismo está começando a atrair brasileiros?

No meu ponto de vista, há quatro motivos principais para essa mudança de consumo e comportamento, que explico abaixo:

1º Motivo: A percepção que consumismo não é sinônimo de felicidade

A ascensão do poder de aquisição da classe média e média alta, que em sua maioria vieram de uma família e um consumo mais simples, após a melhora de sua situação financeira, é normal que essas pessoas procurem consumir mais e se reafirmar em sua nova categoria social. Afinal, quem nunca teve sonhos de consumo na infância e adolescência, que puderam realizar quando mais velhos? 

Depois de consumir esse itens, que pareciam ser a resposta para a felicidade e plenitude, com o tempo percebemos que a alegria instantânea da compra some e para manter-la é preciso comprar de novo, de novo e de novo.

Ao entrar nesse ciclo, ao qual eu também já me vi nele, de ir comprar inconscientemente para manter esse sentimento, percebemos uma certa decepção de ver essa alegria instantânea cada vez menor, o que pode levar a repensarmos esse consumo e posteriormente desconstruir conceitos ligado ao ato de comprar que tanto refletem a nossa sociedade. 

2º Motivo: Mudança da situação econômica e novas maneiras de economizar

Uma economia capitalista visa o crescimento constante e aumento de lucros, sempre em proporções cada vez mais altas. São cortados gastos em materiais, mão de obra, locação, mas raramente na publicidade, afinal ela que será a apresentação ou reforço da imagem entre o cliente e a marca. Com isso em mente, é normal que haja períodos de "crise". Todos os países capitalistas passam por isso, para manter esse sistema, precisamos ter épocas ruins e boas. 

Com isso em mente, muitas pessoas começaram a ter maior consciência sobre esse consumo e passaram como modo de prevenção ou necessidade, a comprar menos para poder economizar e acaba se identificando com os benefícios do movimento.

3º Motivo: Priorização financeira em outras áreas

Muitos dos depoimentos que pude ler de pessoas que aderiram ao minimalismo, está ligado com gastar menos em coisas para poder realizar outras experiências que prezam e vão acrescentar mais a essa pessoa. Na vida, precisamos fazer escolhas e sem dúvidas o minimalismo pode te ajudar a focar seu tempo, dinheiro e energia no que realmente faz diferença a você.

Por exemplo, para usar esse dinheiro a realizar uma viagem, curso ou até mesmo se permitir gastar mais com a alimentação (produtos orgânicos costumam ser mais caros) pois sabe que essa escolha trará mais benefícios. 

Minimalismo não é deixar de comprar e sim saber utilizar o dinheiro apenas em itens e experiências que irão acrescentar, seja por te proporcionar uma vida mais saudável ou com mais aventuras. 

4º Motivo: Menos espaço para acumular coisas

O quarto motivo e não menos importante, é consequência da diminuição dos apartamentos em cidade grandes e como isso acaba forçando as pessoas a terem menos. Eu, por exemplo, moro em São Paulo, num apartamento pequeno de 32m2, para pessoas que possuem muitas coisas, seria impossível morar em um local pequeno como esse sem se sentir sufocada com os seus itens. Ter menos te permite mudar mais, morar em locais menores, gastar menos tempo limpando, o que se torna um ótimo atrativo em cidade como São Paulo, onde o metro quadrado nos bairros melhores costumam atingir valores altos.

Esses são os 4 motivos pelo qual acredito que o Minimalismo está atraindo tanto brasileiros! Claro que existem muitos outros motivos, mas esses são os principais que pude notar ao longo de minha jornada. Fico feliz em ver tantas pessoas interessadas nesse estilo de vida tão gratificante e realmente espero que as ajudem de alguma forma. Agora me fala, que motivo te levou a aderir ao minimalismo? Comenta aqui embaixo! 

Nenhum comentário

Postar um comentário